segunda-feira, 21 de maio de 2007

Doutrinas

" É por isso que não aprecio as doutrinas, não têm dureza ou moleza, não têm cores, não têm arestas, não têm cheiro, não têm gosto, nada têm se não palavras"
Siddhartha, um poema indiano
Hermman Hesse

Eu também não gosto de doutrinas, limitam-nos. Por muito que nos identifiquemos com uma doutrina, ela não é perfeita para nós. Quero ser livre de fazer a minha escolha...ou de não fazer nenhuma. As coisas não têm de ser como nos dizem que são. Porque é que fazemos tantas coisas só porque vemos os outros fazerem?
É a pressão! A pressão da sociedade. Sim ela existe, mas temos de saber fazer o equilíbrio. Cada um escolhe a forma como lida com essa pressão. Apesar de tudo, tens todas as escolhas à tua frente. Todas. E porque é que não escolhes a que tem mais sentido para ti, em vez de escolheres aquela que os outros acham que te assenta?
Uma doutrina é perfeita, mas ninguém é perfeito, ninguém consegue seguir uma doutrina em todos os sentidos.....logo é antagónico seguir uma.
Todas as possibilidades, nenhuma escolha.

5 comentários:

r4 disse...

Concordo, mas:

"E porque é que não escolhes a que tem mais sentido para ti, em vez de escolheres aquela que os outros acham que te assenta?"

E se escolher uma doutrina for a minha escolha? porque é que partes do princípio de que uma doutrina TEM de ser imposta ao invés de ser escolhida por nós?

bilma disse...

Percebeste mal. "Porque é que fazemos TANTAS COISAS só porque vemos os outros fazerem?"
Estava a referir-me a qualquer escolha. Como é óbvio apoiares e seguíres uma doutrina só pode ser uma escolha tua...de quem mais? A questão é que muitas vezes não sabemos porque é que fazemos certas escolhas. Porque não questionamos.
Agora em relação às doutrinas: na minha modesta opinião ninguém segue uma doutrina à risca. E se não a segues em todos os sentidos porque é que fazes parte dela?

viv disse...

"A questão é que muitas vezes não sabemos porque é que fazemos certas escolhas. Porque não questionamos."
Talvez porque certas escolhas não têm de ser questionadas ou porque algumas nem são racionais..

r4 disse...

e quem é que te disse que as doutrinas são para serem cumpridas à risca? quem as faz tem a perfeita noção de que as está a fazer para pessoas. E Herrar é umano!

bilma disse...

Eu acho que, se segues uma doutrina é porque acreditas nela. Se existem pontos de discordância (entre ti e a doutrina) então porque é que a segues?
Errar é humano. Sim. Mas uma coisa é errar, outra é não cumprir certas regras, da doutrina que escolhes, porque não queres.