sábado, 11 de agosto de 2007

Morcegos / Sol * Lua / Adão * Eva






O morcego é um mamífero voador coberto de pêlo, há quem o apelide de rato com asas.

Em Portugal existem 24 espécies de morcegos. Sinceramente não sei ao certo quantas conheço, mas apontaria para muito mais do que 24 espécies. Vejamos, só entre os membros da Quadratura, que são apenas 4, há 3 espécies, isto revela muita coisa, mas também pode não significar nada.

Os morcegos são seres noctívagos, que se alimentam de insectos. Numa noite, um morcego pode comer mais insectos do que o seu próprio peso. A sua estratégia de caça consiste na utilização do chamado sistema de ecolocação, isto é, localizam as presas através de ecos e ultrasons que emitem pela boca e pelo nariz. Pois é Jericho, por breves segundos passaste de morcego a presa, loool, aquele grito, “bahhh”, que o rato com asas soltou era para te apanhar!!

Outra das particularidades dos morcegos em geral é que hibernam no Inverno por falta de alimento. Há muitos morcegos humanos que efectivamente tiram a barriga da miséria no Verão, quando o calor aperta e as roupas desapertam.

Os ratinhos asados sofrem de um estigma manhoso. São vistos como mau presságio e associados a bruxas e a lendas, como a do Conde Drácula. É um facto, a fama de muitas espécies de morcegas e de morcegos é realmente tida em pequena conta só pelo simples fenómeno de viverem á noite. Contudo, não se olha um padeiro, por exemplo, com maus olhos. Um padeiro não, que faz o pão de Nosso Sr. Jesus Cristo, ou que o Diabo amassou. Mas eu, Viv, que periodicamente troco os dias pelas noites, surjo aos olhos de muita gente quase como uma criminosa. Se me deito quando outros acordam levo com um olhar de reprovação que me põe logo a dormir, oh se põe!! Mas os morcegos são inofensivos e até bastante úteis quando usados para combater pragas de insectos por exemplo. A morceguês dos humanos também pode ser vista com olhos amigos, pode ser uma forma de evitar inimizades. Eu durmo quando tu vives, e vivo quando tu dormes.

Tal como no resto da Europa, muitas das espécies de morcegos têm vindo a diminuir, e em Portugal, existem 9 em perigo de extinção. Isto deve-se ao facto de os seus abrigos serem destruídos e/ ou perturbados pela actividade humana. Quanto aos morcegos humanos, não creio que haja perigo de extinção. A verdade é que neste preciso momento haverá alguém, algures a fazer mais uns quantos futuros morcegos.

Pessoalmente, a vida à noite é deveras interessante, óbvio que não dispensaria o sol mas a lua também tem o seu encanto.

No fundo, não é uma questão de luas ou sóis, é sim uma questão de troca de horários.

Dormes quando os outros vivem e vives quando os outros dormem. Talvez o mundo perfeito fosse só com Adão e Eva.

2 comentários:

Anónimo disse...

Cara Morcega!!
Dizem por aí que quem dorme de dia é pq nao tem nada pa fazer! Pois eu pergunto-me, ao ritmo acelaradissimo do capitalismo e da exaltação do ser humano a uma maquina de fazer dinheiro... porque raio não existem turnos nocturnos?? pq as empresas nao trabalham dia e noite? Não sou uma morcega profissional ainda, como a VIv, mas uma aspirante.. Mas confesso que a partir das 6-9h da noite me sinto sobremaneira mais rentavel...Logo, pq raio nao havemos de trokar a noite pelo dia se sou mais feliz e produtiva assim? Pois é, as pessoas até podem pensar que os morcegos humanos nao têm nada pa fazer da vida, mas a verdade é que sao uns corajosos, pq plo menos vivem a vida com o gosto que mais lhes apraz!
Morcegagem à parte, de facto se eu dormir de dia, já nao vou ter medo do escuro.. fiko logo com meia duzia de problemas resolvidos!

viv disse...

Concordo plenamente contigo, devia haver turnos nocturnos para tudo.
Se eu optar por viver à noite porque não hei-de ter acesso a tudo aquilo que os diurnos têm?!
Se só abro a pestana para a vida a partir das 6/7 da tarde porque não poder viver à noite?
Porquê?
Eis a questão...
Penso que devia haver mesmo uns testes para revelar os morcegos que deambulam por aí, e nas empresas pessoas como tu Khell poderiam avalia-lo!!
Um projecto para o futuro, e diz a Ana Pina que não somos originais e férteis em ideias, engana-se profundamente.
Nestas mentes morcegóides há muita imaginação a borbulhar, o que é preciso é passar da teoria à prática!!
;)